A agenesia dos incisivos laterais superiores é um grande desafio para a implantodontia.
Alguns estudos tem mostrado que a agenesia dos incisivos laterais tem uma incidência de cerca de 2% da população e várias terapias têm sido propostas para o tratamento, implicando em benefícios estéticos e funcionais.
Este vídeo apresenta um caso de agenesia dos incisivos laterais superiores. O paciente nos procurou aos 14 anos de idade, queixando-se da estética. No primeiro contato podemo observar que o paciente evitava sorrir e quando o fazia, era de forma discreta.
Um grande questinamento nesses casos é como conduzir o tratamento: mesializar os caninos transformando-os proteticamente em incisivos laterais ou distalizar os caninos para sua correta posição abrindo espaço para instalação de implantes nas regiões do 12 e 22? Avaliando o perfil estético e as codições oclusais do paciente, foi optado por abrir espaços pra insalação de implantes nar regiões do 12 e 22.
Como o paciente era bastante jovem, aguardamos até que ele completasse 16 anos para iniciar o tratamento ortodôntico, que durou 3 anos. O tratamento ortodôntico foi conduzido pelos Drs. Ricardo Bortolotti e Amanda Quintanilha (ES).
O vídeo do procedimento cirúrgico pode ser visto abaixo.
Comments