No dia 02/08/2016 o Prof. Eduardo Dias, Coordenador do GEATI, defendeu sua Tese de Doutorado junto ao Centro de Pós Graduação São Leopoldo Mandic em Campinas, obetndo o títudo de Doutor em Implantodontia.
O título da tese foi: ANÁLISE DESCRITIVA DA ADAPTAÇÃO DOS PILARES PROTÉTICOS COM CONEXÃO CÔNICA AOS IMPLANTES OSSEOINTEGRÁVEIS E SEU EFEITO NA INFILTRAÇÃO BACTERIANA: UM ESTUDO IN VITRO.
Para o estudo foram utilizados implantes dos sistemas Nobel Biocare (Replace CC), Ankilos (A11), Neodent (Drive CM) e Conexão (Flash), todos de diâmetro 3,5mm e conexão protética cônica.
O trabalho avaliou a infiltração bacteriana na interface Implante-Pilar protético (I-P) em quatro sistemas de implantes com conexão protética cônica. Foi observado que as interfaces cônicas não são capazes de evitar a infiltração bacteriana, uma vez que todos os sistemas apresentaram infiltração.
Foi avaliada também a adaptação na interface I-P com microscopia eletrônica de varreduar (MEV), nos mesmos sistemas e também observou-se desadaptações em todos os sistemas.
Foi medido ainda a distância da porção mais externa da plataforma do implante ao pilar protético, avaliando assim o quanto o possível gap na interface I-P estaria afastado do osso, minimizando assim os efeitos do biofilme e a perda óssea peri-implantar. A média da espessura das paredes foi 0,52±0,00μm para o sistema Ankylos, 0,49±0,00μm para o sistema Neodent, 0,32±0,02μm para o sistema Conexão e 0,31±0,01μm para o sistema Nobel Biocare. Todos os sistemas apresentaram erro de forma. O sistema Neodent apresentou o maior erro de forma (0,024±0,023μm), seguido pelos sistemas Nobel Biocare (0,009±0,002μm), Ankylos (0,008±0,001μm) e Conexão (0,007±0,001μm), sem diferença estatística entre os sistemas.
No estudo não foi possível estabelecer uma relação entre o tamanho da desadaptação e a infiltração bacteriana.
Em breve disponibilizaremos a íntegra da tese aqui no site do GEATI.
留言